segunda-feira, janeiro 22, 2007

Xkéban y Utz-colel -Lenda Maia, por Marta Escudero




Marta Escudero é uma contadora mexicana do universo do feminino: de alcova, humilhações, diários, suspiros, trabalho. Conta histórias de "buenas mujeres de moral distraída"- Las Ruleteras. Este era o nome que na Cidade do México se dava aos táxis e que por expansão de significado se começou a dar também às prostitutas, mulheres que são “poco respetuosas con las buenas costumbres y tienen tendencia a un amplio intercambio carnal”.
Las Ruleteras é um espectáculo de contos com reportório de contos muito variado de: Isabel Allende "Hermelinda", Gabriel García Márquez "la increible historia de la cândida Erendira y de su abuela desalmada", Francisco Rojas González "Las Rojas Goméz", ou enraizados na tradição oral mais ancestral como o conto que ouvimos.
A música de Pep Lladó ambienta e enfatiza os momentos da narração.
Espero que gostem!

6 comentários:

Tânia disse...

bom, queria pôr outro conto mas isto do youtube, tem as suas limitações e n dava para mais de 10 minutos; a maioria são 13/14 minutos :(... fica uma amostra

Anónimo disse...

como é linda esta arte de contar história...também a vivencio a varios anos.E a cada ano que passa sinto que há ainda muitas e muitas histórias para contar, afinal de contas trabalhamos com essências a mais pura do ser humano, e só as histórias são capazes de encontra-lás..
parabéns pelo belo trabalho

Tânia disse...

Olá Wal! Que bom conhecer outra colega!! E tão empenhada, hã? Agora vou espreitar sempre o teu blog.
Um abraço contista e obrigada :)

Tânia disse...

O conto da raposa/mulher é muito giro, sobretudo contado por ti :P
Lembra uma série de outros contos da nossa tradição com o tema do "noivo-animal". Nos contos que eu conheço,concluída a fase de aproximação do par (diria Fossey), existe uma última fase (e decisiva)da conquista: a metamorfose (diria Kafka). E então todos os defeitos desaparecem depois do desgraçado (neste caso -a-) sofrer por amor (diria Platão).
E já chega que senão os leitores apanham uma seca do carago! (digo eu)

Sofia Maul disse...

Obrigada Tânia! Que bom foi ouvir de novo esta voz! Anda lá à tertúlia! Bjñs insistentes Sfaia

Tânia disse...

:D Sfaia, Sfaia, quanto à tertúlia: muito trabalhito, sorry,estes cubanos são muito complicados! Não falho a próxima, beijinhos!