quarta-feira, novembro 01, 2006

A Importância dos Contos de Fadas

Dia 4 de Novembro dá-se início a uma temporada de formação sobre... "A Importância dos Contos de Fadas" no Jardim Botânico de Lisboa.
Dinamizada pela Oficina Didáctica, esta iniciativa tem como formadores Ana Abreu-Educadora Waldorf; Michael Philip Motteram-Escultor e Mª Graça de Freitas Ferraz- Educadora (Trabalhos Manuais).


Querem espreitar para dentro de um conto de fadas? Leiam:

"Ogres, dragões, bruxas, encantamentos, anões e a fada princesa todos vivendo entre “Era uma vez…” e “…viveram felizes para sempre.”. É um tempo sem tempo, um espaço sem espaço: é a dimensão do imaginário.
A primeira coisa que sabemos acerca dos Contos de Fadas é a sua origem no início dos tempos. Tal como os mitos, são universais, com personagens e enredos semelhantes nas diferentes culturas. A criança identifica-se com os personagens, agora mais com um e mais tarde com outro. Os personagens têm determinadas tarefas ou provas para ultrapassar tal como a própria criança. Os contos tocam profundamente o mais íntimo da criança, contribuindo para o aumento da autoconfiançaà medida que vai crescendo para a vida.
Os contos, inicialmente com origem na tradição oral, ainda conservam hoje o maravilhoso poder da palavra e por isso contar um conto é tanto uma aventura para o narrador como para quem o escuta: dizer a palavra certa no momento exacto, é honrar um conto, é aprendê-lo e vivê-lo, evocando as suas imagens.

À medida que a criança vai escutando a história, ela tem total liberdade para ir construindo as suas próprias imagens, usando a sua imaginação para preencher todos os conteúdos. Este processo criativo é individual e é fundamental para a formação saudável e harmoniosa da criança. Aqui ela não está limitada às imagens estereotipadas tal como acontece num filme."

Para mais informações:

Oficina Didáctica - Educação e Saúde
Rua D. João V, 6 B (ao Rato) - 1250-090 LISBOA
Tel. / Fax 21 387 24 58
info@oficinadidactica.pt
www.oficinadidactica.pt

Sem comentários: