domingo, novembro 26, 2006
e se...
O espectáculo " e se ..." (clown) de Pedro Correia será apresentado no Subscuta 2006 - Ciclos de Som e Observação.
A vida é um circo. Um palhaço que nasce para um novo mundo. A liberdade de conquistar. A simplicidade de existir. Estes são os fios condutores para o espectáculo "e se...".
A vida de um palhaço que nasce, depois de preso num espaço embrionário, para uma descoberta de um mundo misterioso e diferente, onde se pretende equilibrar marca a abertura da peça. O final esse depende do desenvolvimento resultante com a interacção com a assistência, convidada a participar activamente.
O espectáculo aborda diferentes linguagens: o movimento, o teatro, a música e as técnicas circenses.
CIDADE: Barcelos
LOCAL: Auditório da Biblioteca Municipal
DATA: 2006.12.22 (sexta feira)
HORA: 22Horas
BILHETEIRA: entrada livre.
sexta-feira, novembro 24, 2006
Ateneu de Coimbra em Festa!!!
O Ateneu faz 66 anos e comemora o seu aniversário! Não esqueçam:
1-
Noite Etno-Urbana 24 Nov Ateneu de Coimbra 22h
Dois concertos excepcionais: A recriação de melodias antigas pelos Chuchurumel e a promissora sonoridade dos Quarto Minguante.
2-
Quinta de Contos 30 Nov Ateneu - Coimbra 22h
Mais uma noite de magia pelo poder das palavras.
3-
Noite Folk 1 Dez Ateneu - Coimbra 22h
Continua o aniversário do Ateneu. Desta vez os convidados musicais são os Rebimbo'malho, Banda Futrica e Diabo a Sete. Aceitam-se apostas se o chão do Ateneu resiste!
4-
Tradballs tour 7,8,9,10 Dez Leiria, Figueira da Foz, Coimbra, Aveiro 22h
Um fim de semana diabólico! Música dos fol&ar para que a melodia se entranhe. Dança por cada um e por todos os que se queiram misturar. Convidamos os músicos, arranjamos as chaves dos locais, agora só faltam dançar, dançar, dançar até ao entorse.Os detalhes vão surgindo.
5-
Agradecer ao André, esse grande Rodobalho, pela informação cedida :D
domingo, novembro 19, 2006
Mundogominola: entre a tinta e o papel
"Todos nós, os que contamos histórias, somos espiões, mirones. A vida é demasiado breve e não se pode viver o número suficiente de experiências: por isso é necessário roubá-las."
Estranha forma de vida, Enrique Villa-Matas
Entrem neste mundo feérico, só por um bocadinho. Vamos espiar as personagens de contos à socapa, e regozijarmo-nos com os desenhos que Cláudia, uma ilustradora de Madrid, nos convida a ver através da sua janela.
[...]Sin Embargo, en el frasco no ponía "veneno"; así que Alicia se atrevió a probarlo y, como tenía un sabor muy rico (de hecho sabía a una mezcla de tarta de cerezas, natillas, piña, pavo asado, caramelo y crujientes tostadas de pan con mantequilla) se lo bebió de un trago. [...]
El viejo literato dijo a la muchacha que en el momento de morir él quería tener un último recuerdo de lujuria.
- Yo puedo ver en la oscuridad - se jactaba cierta vez Nasrudín en la casa de té.
- Si es así, ¿ por qué algunas noches lo hemos visto llevando una lámpara por las calles?
- Es sólo para que los otros no tropiecen conmigo.
Salió por la puerta y de mi vida, llevándose con ella mi amor y su larga cabellera negra.
Al poco se presentó ante ellos un flautista taciturno, alto y desgarbado, a quien nadie había visto antes, y les dijo: "Esta noche no quedará ni un sólo ratón en Hamelín".
Dicho esto, comenzó a pasear por las calles y, mientras paseaba, tocaba con su flauta una maravillosa melodía que encantaba a los ratones, quienes saliendo de sus escondrijos seguían embelesados los pasos del flautista que tocaba incansable su flauta.
Recolha dos Irmãos Grimm
A L.K. después de aquello, le era difícil respirar. Le producía un extremo dolor soportar la existencia propia y la de los demás. Una terrible incógnita, el porqué de todo.
Así que sin tener la menor idea de qué hacer con su vida, cogió el primer tren para Dublín, buscó trabajo, conoció a una mujer, se casó y tuvo hijos.
Nota: todo lo demás, incluido ese dato, puede ser aleatorio, es decir, que bien puede el personaje coger un tren para Oslo, Londres, Barcelona, o no cogerlo. Y también puede no casarse. Es decir, todo es accidental y fortuito, menos el dolor y la angustia, que han de ser fijos.
Escena en el infierno. Sacher-Masoch se acerca al marqués de Sade y, masoquísticamente, le ruega:-¡Pégame, pégame! ¡Pégame fuerte, que me gusta!
El marqués de Sade levanta el puño, va a pegarle, pero se contiene a tiempo y, con la boca y la mirada crueles, sadísticamente le dice:
-No.
quarta-feira, novembro 15, 2006
Cuidado! Eles andam aí!
Atenção!
A Polícia de Segurança Pública alerta que os Contabandistas estão em cada esquina, à procura de ... um bom ouvinte de histórias.
Proteja-se e à sua família (se achar mesmo aconselhável).
segunda-feira, novembro 13, 2006
Livraria Infantil Salta-Folhinhas no Porto
Em Novembro aproveite bem a chuva e o frio... aqui fica uma sugestão:
No Porto, há a Livraria Salta Folhinhas especializada em Literatura Infanto-juvenil.
Para mais informações ou visitas:
Rua de António Patrício
4150, 098 Porto
telefone: 22 609 2214
mail: info@saltafolhinhas.pt
domingo, novembro 12, 2006
Quinta de Contos| 30 de Novembro| Ateneu de Coimbra| 22h
No dia 30 de Novembro vamos ter uma grande noite no Ateneu, com as Quintas de Contos da Camaleão.
No dia 1 de Dezembro teremos outra grande noite, com outra Sessão de Contos. Uma parceria com a Livraria Navio de Espelhos e o Teatro Aveirense proporcionar-nos-á no edifício do Teatro Aveirense e dentro da Programação do Festival Sons em Trânsito em Aveiro, este agradável momento.
É que Paula Carballeira traz no seu dizer ritmos e sons diferentes de terras além fronteiras e no coração a mesma paixão pelas histórias. E essa é a linguagem que importa.
Há fronteiras no coração? Então não faltem!
"Un sete de setembro chorei por primeira vez. Estaba nacendo.
Ata os 17 anos vivín en Maniños, no Concello de Fene, descubrindo e explorando unha certa inclinación a fabular outros mundos, preferentemente na literatura e no teatro.
Despois marchei a Santiago de Compostela, onde eu tiña pouco que chorar porque o ceo botaba bágoas a máis non poder. Alí seguín escribindo e disfrazándome en peles de personaxes que me ofrecían outras vidas, outras palabras. Ata hoxe. Pertenzo á compañía de teatro Berrobambán, vou contando contos polo mundo, e nunca mellor dito, pois grazas á antiga arte de contar historias teño participado en festivais de narración oral nacionais e internacionais, e levo publicado uns cantos libros.
Tendo en conta que xa plantei algunha que outra árbore, fáltame ter un fillo. Mentres, seguirei viaxando."
segunda-feira, novembro 06, 2006
No dia de S. Martinho: lume, castanhas e vinho...
sábado, novembro 04, 2006
Vá para fora... com contos!
Quer conhecer melhor a Península, mas é adicto dos contos da Camaleão no Ateneu de Coimbra e da Navio de Espelhos em Aveiro? Vive na Terra, mas a sua terra natal é a Lua? Não desespere, pois agora, há uma solução!
De Espanha, do nosso amigo e narrador de contos Carles Garcia Domingues chegam-nos estas notícias:
Não perca a oportunidade de num destes fins-de-semana prolongados conhecer O Café da Lua, Bréton de Los Herreros, Logroño.
Atrevo-me a uma pequena tradução:
"Como sempre, às Quintas-feiras, pelas 21,30 h. Neste primeiro ciclo de Inverno, da 14ª edição, temos os seguintes narradores:"
- Día 2 de noviembre. FRANCISCO LARREA (Larry). Logroño.
- Día 9 de noviembre. ALEKOS. Venezuela – Barcelona.
- Día 16 de noviembre. ITZIAR REKARTE. Vitoria – Gasteiz.
- Día 23 de noviembre. CAROLINA RUEDA. Colombia.
- Día 29 de noviembre. EDU. Logroño.
- Día 14 de diciembre. DAVID MURILLA. Cantabria.
"Ya sabéis, buenas palabras, buenas copas, buenos amigos…. ¿Qué más se puede pedir? Si, ya lo se, encontrar a la persona ideal para ese momento, pero eso es cosa de cada uno/a y de los cuentos que sepa contar. Os esperamos."
Vamos lá conversar sobre Russel Edson
Sleep
There was a man who didn't know how to sleep; nodding off every night into a drab, unprofessional sleep. Sleep that he'd grown so tired of sleeping.
He tried reading The Manual of Sleep, but it just put him to sleep. That same old sleep that he had grown so tired of sleeping . . .
He needed a sleeping master, who with a whip and a chair would discipline the night, and make him jump through hoops of gasolined fire. Someone who could make a tiger sit on a tiny pedestal and yawn . . .
Russel Edson
Dia 8 de Novembro 18h00 Café-Teatro do TAGV
Conversas sobre Russell Edson com Graça Capinha, Adriana Bebiano, José Geraldo e Luís Girão seguida da apresentação de:
Songs from the tunnel
programa de computador escrito por Luís Girão
sobre a composição musical de John Holland para 12 poemas de Russell Edson,
com interpretação de Ana Paula Almeida,
videografada e sonorizada por Luís Girão.
Organização Camaleão Associação Cultural.
Entrada livre.
quarta-feira, novembro 01, 2006
A Importância dos Contos de Fadas
Dinamizada pela Oficina Didáctica, esta iniciativa tem como formadores Ana Abreu-Educadora Waldorf; Michael Philip Motteram-Escultor e Mª Graça de Freitas Ferraz- Educadora (Trabalhos Manuais).
Querem espreitar para dentro de um conto de fadas? Leiam:
"Ogres, dragões, bruxas, encantamentos, anões e a fada princesa todos vivendo entre “Era uma vez…” e “…viveram felizes para sempre.”. É um tempo sem tempo, um espaço sem espaço: é a dimensão do imaginário.
A primeira coisa que sabemos acerca dos Contos de Fadas é a sua origem no início dos tempos. Tal como os mitos, são universais, com personagens e enredos semelhantes nas diferentes culturas. A criança identifica-se com os personagens, agora mais com um e mais tarde com outro. Os personagens têm determinadas tarefas ou provas para ultrapassar tal como a própria criança. Os contos tocam profundamente o mais íntimo da criança, contribuindo para o aumento da autoconfiançaà medida que vai crescendo para a vida.
Os contos, inicialmente com origem na tradição oral, ainda conservam hoje o maravilhoso poder da palavra e por isso contar um conto é tanto uma aventura para o narrador como para quem o escuta: dizer a palavra certa no momento exacto, é honrar um conto, é aprendê-lo e vivê-lo, evocando as suas imagens.
À medida que a criança vai escutando a história, ela tem total liberdade para ir construindo as suas próprias imagens, usando a sua imaginação para preencher todos os conteúdos. Este processo criativo é individual e é fundamental para a formação saudável e harmoniosa da criança. Aqui ela não está limitada às imagens estereotipadas tal como acontece num filme."
Para mais informações:
Oficina Didáctica - Educação e Saúde
Rua D. João V, 6 B (ao Rato) - 1250-090 LISBOA
Tel. / Fax 21 387 24 58
info@oficinadidactica.pt
www.oficinadidactica.pt