segunda-feira, maio 22, 2006

Carles Garcia Domingo| Ateneu de Coimbra| 22h| 1 de Junho 2006


"Como é que tu te chamas?" Pausa. "Eu? Edite." Nova Pausa. "E tu?", "Parece que é Cardoso Pires.", respondi então.
De Profundis, Valsa lenta, José Cardoso Pires
Sempre que nasce uma coisa no mundo, nasce abraçada a uma palavra. Podemos saber nomeá-las ou não, dizê-las com sabor de erva doce ou com espinhos na boca, desconhecê-las com os seus sons agitados, ou afogá-las no nosso silêncio.
Mas há pessoas que abraçam muitas palavras, dão-lhes colo, andam com elas às cavalitas e depois (quando já estão crescidas) deixam-nas viajar por aí: os contadores de histórias.
O Carles é um contador com palavras abraçadas, desde a ponta da língua até ao dedo indicador espetado.
Se quiserem saber mais um pouco leiam o texto que se segue (do site do SET) e assistam à Sessão de Contos no dia 1 de Junho, pelas 22h, no Ateneu de Coimbra (perto da Sé Velha) com a participação dos Contadores da Camaleão e no dia 2 de Junho na Navio de Espelhos, em Aveiro, pelas 21 h 30m.

Com 20 anos de carreira e um currículo que contabiliza mais de 700 apresentações de contos e histórias para crianças e adultos, Carles é um economista totalmente dedicado à continuidade da tradição espanhola de contar histórias.
Fundador do Grupo Fábula, Carles participa regularmente em festivais e eventos dedicados à narração de histórias em diversos países e está há 10 anos à frente da programação das temporadas de espectáculos de histórias para adultos do Café de La Luna (Logroño).
Costuma participar em todas as edições dos Festivais de Narradores da Argentina, Colômbia, Brasil, Portugal, para além das actuar em todo o território espanhol.
É sócio fundador da Editorial Tándem, especializada em Literatura Infantil e Juvenil.

(texto retirado do site do Sons em Trânsito 2005 em www.set.com.pt/scid/ set/defaultArtistViewOne....)

Sem comentários: